sábado, março 11, 2006

Almoço e reunião no consulado

Na última terça-feira tivemos um almoço com o consul e uma reunião no consulado. O almoço foi bacana, além do Koji e da Bianca, os outros dois bolsistas que já conhecia, teve também a presença de outros dois de Florianópolis. O pessoal pareceu gente boa, acho que a escolha do consulado foi bem feita. ;) Por parte do consulado, teve a presença do consul-adjunto Kimura e da Ayako, a moça responsável pelo setor de bolsas.

Almoçamos no Gokan, um dos melhores restaurantes japoneses aqui de Porto Alegre. Foi divertido, um clima bem descontraído. Conversamos sobre para onde cada um de nós irá, fizemos mais algumas perguntas à Ayako. A dupla do consulado é muito simpática, o que está de acordo com a opinião que tenho dos japoneses. Combinamos, entre os bolsistas, de levar presentes pro consul e pra Ayako, não só por estarem nos recebendo num bom restaurante japonês, também por todo trabalho e auxílio na seleção pras bolsas. Acho que os presentes foram bem recebidos. Comemos sushi, sashimi. A sobremesa, só, um mousse de chocolate super doce, foi intratável pela Ayako: “Se eu comer tão doce eu durmo de tarde”, diz ela. :)

À tarde, então, tivemos a reunião no consulado, com o mesmo grupo e mais dois ex-bolsistas. Acho que eles passaram uma idéia realista de como são o Japão e, mais importante, os japoneses, e de como eles se comportam frente a ti. Deram sugestões de formas de encarar os desafios, e contaram histórias divertidas e interessantes da vivência deles por lá. Contaram a história de outro bolsista que não encarou muito bem a experiência, teve a mente fechada, e como isso trouxe complicações pra ele e pras pessoas que com ele conviviam. Mas acho que não corremos esse risco. Tive um bom sentimento do nosso grupo.

Pra terminar, recebemos a confirmação da passagem, com horários e números de vôo, e a carta para solicitar o visto de trânsito no Canadá. A coisa se torna cada vez mais concreto.

Nenhum comentário: