segunda-feira, julho 24, 2006

Baixinho japonês

Já que o pessoal gostou do último vídeo, vai mais um, talvez não tão impressionante como o anterior mas também divertido. Esse é do outro domingo, dia em que fomos ao Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação, em Odaiba (お台場), onde vimos uma apresentação do ASIMO.

ASIMO é um robô humanóide da Honda. Ele mede cerca de 1,3m e pesa uns 55kg, foi criado nos anos 80 e, apesar da idade, ainda é capaz de fazer coisas impressionantes, como caminhar, subir e descer (algumas) escadas, fazer movimentos com os braços e mãos e, de forma simples, “dançar”. Mas sua habilidade não se compara a de modelos mais recentes, como o QRIO da Sony.

2 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante o que esse robô "ancião" já era capaz de fazer. Ele é até mais simpático que os robôs-locomia da sony. :-)
O jeito dele caminhar é meio estranho, mas para os japoneses deve ser normal... um antigo professor nosso que dizia que os japoneses caminham como se estivessem quase caindo. :-P

Unknown disse...

Robô "ancião" são os karakuri ningyou (からくり人形), os primeiros robôs japonêses, lá do século XVI em diante. O modelo mais básico era um brinquedinho que "servia chá". No Brasil eu tenho um modelo de plástico, de montar.